sábado, 2 de outubro de 2010

{short cut}

mulher, mãe, amiga... uma comum mortal. é assim que atena se descreve. eu prefiro usar outros adjectivos: forte, generosa, persistente, corajosa... e capaz de um amor que nos contagia e nos faz render.

peso dos sentidos fala-nos de uma mãe, de um filho e de uma causa, o autismo.

eu não posso falar sobre este tema porque pouco sei sobre ele. dizem que são seres especiais. uma coisa eu tenho a certeza... depois de conhecer o pequeno vasco, através das palavras de sua mãe, sinto que este menino é especial, sim. mas, também a sua mãe o é [de uma coragem e força que me arrebata e me faz sentir pequena].

este é um blog a visitar diariamente. eu visito e não há dia em que não saia com uma lágrima teimosa e com um sorriso cheio de ternura.

obrigada, atena por partilhar connosco tanto que tem aprendido, que tem vivido, que tem amado.

e um beijinho ao vasco...

["O Luizinho é castanho e cheira a chocolate" - disse o Vasco de um amiguinho. Ora digam-me: haverá algo mais... que estas palavras?]

12 comentários:

Joana disse...

Acabei de visitar o blog e é tudo aquilo que dizes. Mãe coragem esta, não é? Obrigada pela dica!!!

Ritinha disse...

Eu não conheço ninguém com autismo mas pelo que li no blog da Atena não deve ser nada fácil lidar com ela. Que força que tem esta mulher. Eu também me senti pequena ao ler os seus testemunhos. Adorei as frases do filho. Deve ser mesmo muito especial :)

mafaldinha disse...

O que mais me choca é o preconceito perante esta doença. Pelo que li, a mãe tem mais trabalho com a sociedade dita civilizada do que com o filho! Isto é revoltante!

Anónimo disse...

Muito bom blog.

Rosa Carioca disse...

Já sou uma seguidora assídua de Atena. Sinceramente, não sei se teria toda essa força. Tenho aprendido muito sobre o Autismo, ao seguir seu blog. Atena é uma vitoriosa e certas pessoas teriam muito o que aprender com o Vasco.

Atena disse...

Minha amiga caminhante, que dizer das tuas palavras... Não me acho nada forte (fraquejo até muitas vezes). E tu querida o que és? A mesma mulher forte que vês em mim, cada qual com as suas dores (e as tuas não são poucas). É a vida que nos faz ir resistindo e são os amigos e as pessoas que nos servem de incentivo e de exemplo. Sózinhos não somos mesmo nada!
Agora uma coisa, não quero negar: devo muitíssimo ao meu menino e ao facto de ter tido o privilégio de vir a ser sua mãe... Cresci, e mudeí como nenhuma outra situação me podería fazer... e a vida continua. Tive momentos muito dolorosos, mas passaram. Vamos vivendo com esperança e fé que o futuro possa trazer-nos a mesma tranquilidade de hoje (já não peço mais). E já agora, que o futuro me vá dando a conhecer as pessoas maravilhosas com quem tenho falado nos ultimos tempos.
Obrigada e quero dizer-te com toda a minha sinceridade que também este teu blog e os desafios que sei (por aqui) da tua vida, também me têm inspirado no caminho.
Muita sorte e paz para ti é o que desejo.
Beijinho doce com carinho

Fê blue bird disse...

Acabei de comentar, mas não tenho a certeza se chegou aí :-(, mas não faz mal vou repetir novamente pois este seu post merece.
Estimo e admiro a Atena, ela faz parte das amigas que tenho o privilégio de ter aqui.
Uma mulher, activa, solidária e interventiva, com um coração enorme e um amor incondicional pelo seu filho e pela sua família.
São estes exemplos de força e fé, que fazem com que a vida tenha sentido e com que a esperança não seja uma palavra vã.
Um beijinho grande para a querida Atena e para si.

Olga Mendes disse...

O meu sobrinho é autista e é realmente uma grande caminhada, cada pequena conquista se transforma em algo "grande" e que que nos dá muita alegria e esperança que ele possa um dia ser completamente independente. Vou ver o blogue. Beijinhos. (obrigada pelos teus votos de feliz aniversário).

Brown Eyes disse...

Não conheço o blog e o que sei do autismo é o que vejo nos filmes. Não deve ser fácil mas, com amor tudo se consegue. Visitarei o blog, se tu recomendas é porque está cheio de conteúdo. Beijinhos

Mané disse...

Espreitei e tornei-me fã. Obrigada pelo atalho!

Sarita disse...

Excelente blog. Tu tens, realmente, muito bons contactos!!! Sabes escolher cada blog a dedo!!!

MC disse...

Uma Pessoa!

Uma Pessoa Fantastica!

Beijinho a ela e a ti pelo teu blogue...

LilySlim Fitness goals tickers