terça-feira, 17 de agosto de 2010

{rewind}


lembro-me de caminhar durante horas, quilómetro após quilómetro. o silêncio. mudo. sufocante. não se ouvia o chilrear dos pássaros, o canto das cigarras ou o zumbido das abelhas. também não se ouviam as carícias do vento nas folhas das árvores.

as mil e uma cores do verão também tinham desaparecido. a cor cinza do caminho confundia-se com a cor da floresta. o verde das agulhas dos pinheiros, o amarelo das maias, o vermelho das papoilas ou aquele azul especial das pequenas flores da alfazema... tinham-se apagado. as cores coloridas do verão deram lugar à cinza cinzenta. e ao preto.

os aromas, uma miríades deles... substituídos pelo cheiro a queimado.

a floresta. abafada. vencida pela mão criminosa do homem.

mãe, o que é mão criminosa? é quando o homem ateia o fogo à floresta. porque é que o homem quer matar a floresta? sei lá...

eu lembro-me.

[e não há como esquecer, infelizmente. porque o homem continuar a matar o verde, o amarelo, o vermelho ou o azul especial das pequenas flores da alfazema. fica o silêncio. o negro. o cheiro a desolação... e as lágrimas... sim, também ficam as lágrimas.]

13 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

o que é mão criminosa? é quando o homem ateia o fogo à floresta. porque é que o homem quer matar a floresta?

Não, não é o homem. Parece humano, tem tudo para ser humano...
Tem olhos de ver toda a beleza que queima...
Tem olfato para saborear todos os odores da natureza que extermina...
Tem ouvidos para que os pássaros lhe cantem o seu chilrear e que acabam por afastar...
Tem tudo isso e tem ainda a besta dentro de si, por isso queimam a floresta, por vezes o fazem sem cometer o acto de a queimar!

Urban Cat disse...

É triste, muito triste...

Miguel Ângelo disse...

Os novos submarinos portugueses é que deviam de ir apagar os fogos em Portugal.

Madalena disse...

O pior são os homens que perderam a vida.

Unknown disse...

Os fogos são um grande negócio para milhares de empresas.Veja-se as alugadoras de helicópteros e aviões, os madeireiros, etc.Enquanto estas negócios chorudos não forem banidos, vai haver cada vez mais fogos...Acresce que o (des)governo devia pegar nos 400 mil mamões do rendimento mínimo e colocá-los a limpar as matas...As centrais de biomassa agradeciam e reduziam-se significativamente os incêndios!!Mas é o país que temos. Os governantes a banhos e o país a arder!!

Lisa disse...

Acredito que haja muita negligência na questão dos fogos, mas também desconfio de actos deliberadamente criminosos por interesses disto ou daquilo.Seja como for é necessário fazer muito para resolver esta situação: mais e melhores meios de combate, mais prevenção e melhor legislação para os actos criminosos.Podíamos formar pessoas que estão no desemprego para vigiar florestas, etc. No entanto a passividade do Governo em relação aos fogos, até parece que têm interesse nisso. Vejam os telejornais, são especialistas em notícias negativas...

Unknown disse...

Todos os anos acontece a mesma tragédia. Populações alvoraçadas, desesperadas, e por fim, algumas abatidas por terem perdido todos os seus haveres. Bombeiros morrem porque as leis não punem os incendiários e a prevenção prometida, no ano anterior, pelos políticos, não se concretiza. Os negócios, à volta desta desgraça, continuam a prosperar.
Desta tragédia e deste sofrimento, de bom, apenas sobra a beleza, por vezes extraordinária, das cenas do fogo. Ninguém pode ficar indiferente ao encanto e à magia que a foto da notícia exprime. Contrastes da Natureza.

Ritinha disse...

É sempre a mesma tristeza, ano após ano. Uma desolação como dizes.

xoxo

Joana disse...

Não entendo é como é que as pessoas não limpam à volta das suas casas. Era mais fácil nestas situações.

Amélia disse...

Apanham os incendiários mas soltam-nos na hora seguinte e eles têm a oportunidade de fazer o mesmo. País da treta.

Antes Prefiro disse...

é mesmo mão criminosa. porque não só roubam as cores à floresta, como ainda colhem a vida de alguns dos nossos bombeiros; bombeiros esses que são em grande parte voluntários, o que a meu ver só torna a maldade de quem queima incompreensível. que homens são estes, que queimam e matam sem pensar?

Anónimo disse...

Caminhantes, ainda faltam os herbívoros.
Joana, os pomares não ardem. Os eucaliptais e os pinhais nem sequer precisam de ser regados.

mafaldinha disse...

É tão triste ver tudo ardido. Basta! Tratem os doentes e condenem os criminosos!

LilySlim Fitness goals tickers