sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

{caleidoscópio}

@
já mudei de casa muitas vezes. muitas vezes mesmo.

os amigos mais recentes não acreditam; os de sempre já não dão muita importância ao facto - habituaram-se a este espírito nómada, de quem não aceita ficar refém de paredes, num espaço que já nada me diz, ou num bairro que já me contou todas as histórias.

acredito que 'mudar' é uma atitude tão coerente quanto 'não mudar' - há os que não mudam e vivem sem que nada perturbe a tranquila passagem do tempo. e as tais paredes vão ganhando 'personalidade'; cada canto, cada móvel, cada objecto, dia após dia, vai acumulando bocadinhos das nossas vivências. muda-los (mudar) implica largar esse 'timeline existencial' e abanar aquilo que muitas vezes já se transformou em comodismo.

quantas vezes podíamos ter seguido outro caminho e não o fizemos com medo de perder algo importante - e mais vale um pássaro na mão... quantas outras vezes negámos o nosso primeiro instinto que nos diz: 'faz!', porque a voz do nosso receio nos avisa: 'vai correr mal!' - e quem te avisa...

e o que nos leva a desistir de coisas que nos fazem sentir-nos bem porque achamos 'que não há sol que sempre dure...' e, por isso, é melhor ir já para dentro...

é curiosa a forma como usamos os nossos provérbios e acreditamos que resumem e traduzem muita da chamada 'sabedoria popular' - eu penso que reflectem a zona de conforto onde muitos preferem viver. porque, de facto, mudar dá uma trabalheira... é tão mais simples ficar quieto.

Fernanda Freitas
[mas eu não gosto de ficar quieta... e o caminho assim o exige]

pronto, e é isto...

13 comentários:

Fê blue bird disse...

Minha querida amiga:
Não podia ter escolhido melhor texto para retratar o seu percurso o seu caminho, até pensei que o texto fosse seu tal a identificação;-)
Claro que é mais fácil estar quieta, claro que é mais fácil não nos mexer-mos, mas de certeza não seria tão interessante ;-)
Pronto, e é isto ...
Boas mudanças, tudo positivo porque a miga merece!

Beijinhos e até......

Ritinha disse...

Que bom amiga!!! Mudar é sempre muito bom :)

Lisa disse...

Muito trabalho amiga? Diverte-te!!! bjo :)

Olga Mendes disse...

Adorei o texto. Também já mudei de casa algumas vezes e mesmo dentro da minha casa tenho necessidade de mudar algo. Mudar faz bem dá a sensação de renovação. Beijinhos.

Brown Eyes disse...

Tu sabes que eu adoro provérbios, eles nunca me fizeram parar, fazem-me reflectir e pesar os prós e os contras. Mudar de casa, já o fiz muitas vezes, o que só quem aluga se pode dar ao luxo. Alugar casa facilita a mudança e eu não consigo viver paralisada, sem mudanças na vida. Quem muda Deus ajuda, não é assim?
Beijinhos

dandelion disse...

Espero que a mudança já esteja toda feita! Dá trabalho mas a vida é isso não é amiga?

Pronúncia disse...

Tantas verdades...

Gostei do texto :)

Rosa Carioca disse...

Ok! É bom mudar! (mas quando penso no que tenho que embalar...)

Unknown disse...

Caminhantamiga

Enquanto decorre a mudança - ou será que já acabou? - vi-te no El Matador. Uma caminhante que tem um diário de bordo onde se lê que o caminho faz-se caminhando tem que ser, forçosamente, bué da fixe (os meus netos ensinam-se cada coisa...)

Esta Fernanda não tem nada a ver com a Galamas, penso eu de que. Mudar é importante: só os orelhudos é que não mudam.

Tens um belo blogue, muitos parabéns.

E vou-me para a Minha Travessa. Mas, entretanto, já sou teu (per)seguidor...

Qjs = queijinhos = beijinhos

Miguel Ângelo disse...

Já na casa nova?

mafaldinha disse...

Casa nova? Muito beemmm.... fixinho :)

mafaldinha disse...

Casa nova? Muito beemmm.... fixinho :)

Thê disse...

Como estão as mudanças? Já não falamos há um bocado!!!

LilySlim Fitness goals tickers